Cidades

Marco Fireman é homenageado no primeiro dia de comemorações da Consciência Negra

14/11/2013
Marco Fireman é homenageado no primeiro dia de comemorações da Consciência Negra

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, foi homenageado nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Bem Querer-Ibesac, durante a 6ª Edição da Festa de Ijexá. A festa marcou a abertura das comemorações do Mês da Consciência Negra, na Praça dos Martírios, em Maceió.Alzir Júnior
De acordo com a presidente do Instituto, Jandha Carvalho, a homenagem é um reconhecimento ao apoio do secretário e da Seinfra à causa negra. “Esta é uma homenagem à sensibilidade do secretário à luta do Instituto. Graças ao apoio da Seinfra estamos conseguindo viabilizar nossas oficinas e outras ações importantes para a formação das nossas crianças e jovens”.
O secretário participou do primeiro dia de festa do Mês da Consciência Negra e agradeceu a homenagem prestada pelo Instituto. “A luta do Instituto é a nossa luta também. Parabenizo a comunidade negra por este mês de comemorações, e no dia 20 nos encontramos na Serra da Barriga”, disse Fireman.
O evento aconteceu na Praça dos Martírios, e contou com a apresentação de grupos de matriz africana. O Instituto Bem Querer-Ibesac existe há 8 anos e promove oficinas de arte e artesanato.

    Mês da Consciência Negra

A 6ª Edição da Festa de Ijexá marca a abertura das comemorações ao Mês da Consciência Negra, em Alagoas. O objetivo da festa é difundir e socializar a cultura afro-brasileira em todos os seus segmentos e essência para os maceioenses. “A festa mostra às pessoas da capital que não podem comparecer à Serra da Barriga tudo o que foi herdado da cultura africana. Desde a feijoada a ritmos e religiosidade”, afirmou Jandha Carvalho, organizadora do evento.

 Viçosa e União

A programação oficial do Mês da Consciência Negra começou no último sábado (9), nos municípios de União dos Palmares e Viçosa. Entre as atrações, estão filmes, música, dança, teatro, palestras, oficinas, cavalgada da liberdade e capoeira.
O evento está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Educação e do Esporte,da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Comunicação e do gabinete Civil e Militar e as prefeituras de Viçosa e União dos Palmares e a Fundação Cultural Palmares.
Entre as principais atividades estão a II Cavalgada da Liberdade que acontecerá no dia 17, a partir das 5h, tendo como ponto de saída o Largo da Estação Ferroviária de União dos Palmares e no dia 20, celebrações alusivas à Consciência Negra, com hasteamento da bandeira, que acontecerá em frente à prefeitura, às 8h, além da programação na Serra da Barriga.