Cidades

Prefeito Rui Palmeira vistoria estoque de medicamentos na CAF

11/11/2013
Prefeito Rui Palmeira vistoria estoque de medicamentos na CAF

Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo Palmeira, e o secretário municipal de Saúde (SMS), Jaelson Gomes, visitaram os galpões da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e puderam verificar os estoques de medicamentos que vão reabastecer as farmácias dos Postos de Saúde da capital. Desde a semana passada, diversos remédios de primeira necessidade (analgésicos, antitérmico e anti-inflamatórios) foram distribuídos prioritariamente para os postos de referência e, logo após, aos demais postos.Prefeito Rui Palmeira Visita CAF
“A compra de medicamentos obedece ao decreto emergencial na saúde. São mais de R$ 4 milhões destinados para aquisição de remédios. Com muito esforço e trabalho, 80% dos postos já foram abastecidos e até esta sexta-feira queremos entregá-los em totalidade”, disse Rui.
Conforme detalhou o coordenador da CAF, Lindon Johnson Silveira, 87 lotes de medicamentos já chegaram. “Desses lotes, a maioria dos remédios são para doenças crônicas, a exemplo de diabetes e hipertensão. Aguardamos nos próximos dias a chegada de mais lotes de medicamentos e de material cirúrgico”, afirmou.
Na oportunidade, o prefeito saudou funcionários da CAF e acompanhou o trabalho de logística dos carros que fazem a distribuição de remédios. “Abastecido, o carro de transporte vai suprir o estoque nos postos de saúde no Village Campestre e Graciliano Ramos”, falou Lindon Johnson.
Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, a entrega dos remédios registra o empenho da Prefeitura em garantir que os maceioenses sejam assistidos pelo poder públicos. “Após realizarmos os pregões eletrônicos para compra dos medicamentos, estamos efetuando a fiscalização e a conferência do lotes. Estamos trabalhando com total cuidado para que a situação da ausência de remédios não se repita nos postos de saúde”, falou o vice-prefeito.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde (SMS), Jaelson Gomes, as 70 unidades de saúde do município serão abastecidas com os remédios prescritos para pacientes com hipertensão, diabetes e epilepsia. “Finalizaremos a distribuição cumprindo a meta de atender a toda a demanda. Nosso compromisso é manter os estoques sempre a níveis satisfatórios, de modo que não falte medicamento à população”, garante o Secretário.
Entre as unidades de saúde que já receberam medicamentos desde o início da operação estão o PAM Salgadinho, PAM Bebedouro, , Posto João Paulo II, no Jacintinho, Dídimo Otto Kummer, no Conjunto Carminha, e a Unidade de Saúde da Pitanguinha.

    Decreto

No dia 10 de outubro, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, declarou Emergência na Saúde Pública municipal por meio do Decreto Nº 7.553, publicado no Diário Oficial. A medida foi tomada mediante a constatação do desabastecimento de medicamentos e outros bens e serviços essenciais em postos de saúde da capital, bem como da precariedade de equipamentos e infraestrutura básica necessária ao bom funcionamento do Sistema de Saúde.
O decreto de emergência, que tem como função eliminar a burocracia nos trâmites das licitações, além de resolver o problema dos medicamentos, também contempla reformas estruturais nas unidades de saúde.

Tags: