Geral

Hemoal realiza Semana Nacional do Doador de Sangue a partir de segunda

22/11/2013
Hemoal realiza Semana Nacional do Doador de Sangue a partir de segunda

A partir desta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) realizam mais uma Campanha de Doação de Sangue.hemoal__11
O objetivo da ação, que acontece até a sexta-feira (29), é conscientizar a população sobre a importância de aumentar o número de alagoanos doadores de sangue, além de formar um estoque estratégico para atender a demanda de transfusões registrada durante os festejos de final de ano.
Isso porque, segundo dados do Centro de Processamento de Dados da Hemorrede Pública de Alagoas, historicamente o número de transfusões triplica durante o mês de dezembro. Uma realidade que se deve ao fato de grande parte da população estar em férias, realizar confraternizações e ocorrerem os festejos de Natal e Réveillon, que contribuem para aumentar os acidentes de trânsito e, consequentemente, o número de internos nos hospitais e prontos socorros.
No período de 25 a 29 de novembro, ao doar sangue no Hemoal ou Hemoar, os voluntários irão receber uma camisa confeccionada com a logomarca da campanha. “A Semana Nacional do Doador de Sangue é realizada para conscientizar os alagoanos que doar sangue é um gesto importante, que salva vidas e que não traz nenhum problema à saúde. No entanto, aproveitamos a oportunidade para realizarmos uma campanha, que tem o objetivo de formarmos um estoque estratégico”, destaca a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.

 Quem pode doar – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .
Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

    Onde doar – As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que está localizado na rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.  Também é possível se candidatar à doação no Hemoal Farol, que está localizada no Hospital do Açúcar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    Programação da campanha – Na segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemoal irá funcionar normalmente nas unidades Trapiche e Farol, mas irá realizar coleta externa no Calçadão do Comércio, situado no Centro de Maceió. Paralela à coleta itinerante, que irá ocorrer das 8h às 16h, os voluntários poderão visitar um stand montado ao lado da unidade móvel do Hemoal, onde será possível se informar sobre a doação voluntária de sangue.
Na terça-feira (26), além de coletar sangue nas unidades Trapiche e Farol, o Hemoal irá realizar uma coleta externa no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió. A ação irá ocorrer no período das 8h às 16h e destina-se aos estudantes e funcionários da faculdade, além dos moradores da região. Já na quinta-feira (28), às 10 horas, na unidade Trapiche, instituições parcerias irão receber o Troféu Amigo do Hemoal. A cerimonia terá como atração a Banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Já no Hemoar, em Arapiraca, a Campanha de Doação de Sangue será aberta na segunda-feira (25), às 8 horas, com a presença da Banda da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). Na terça-feira (26), além de funcionar em horário normal, ofertando ginástica laboral para os doadores de sangue e servidores, o Hemoar irá realizar coleta externa no Povoado Pau D’Arco, no horário das 8h às 16h.
Na quarta-feira (27), as doadoras de sangue serão recepcionadas por consultoras da Mary Kay e poderão cuidar do visual. Na quinta-feira (28), das 8h às 16h, será realizada coleta externa na Praça Marque da Silva, no Centro de Arapiraca, além de panfletagem nas ruas adjacentes ao Hemoar. E na sexta-feira (29), o músico Éder de Oliveira brindará os doadores voluntários de sangue com sucessos da Música Popular Brasileira (MPB).
“Além de todas estas ações, os voluntários que doarem sangue no Hemoar irão receber uma camisa com o tema da campanha. Todos eles também concorrerão ao sorteio de brindes e bonés, como forma de agradecê-los pelo gesto nobre e solidário que representa a doação de sangue”, destaca a gerente do Hemoar, Ana Margarida Dantas.