Geral

Gecoc e Polícia Civil prendem mais dois por assaltos à bancos

11/11/2013
Gecoc e Polícia Civil prendem mais dois por assaltos à bancos
Objetos apreendidos

Objetos apreendidos

Mais duas pessoas foram presas em flagrante delito, na noite deste domingo (10), por envolvimento em assaltos a bancos nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia. O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e a Divisão Especial de Investigação e Captura (Deic) da Polícia Civil comandaram a operação realizada nos municípios de Piranhas e Paulo Afonso-BA. A Seção Especial de Roubo a Banco (Serb) e a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia (1ª DRP), ambos da Polícia Civil, e o 7ª Batalhão de Polícia Militar de Alagoas também participaram da operação, que tomou por base uma investigação de dois meses desenvolvida pelo Gecoc.
Em Piranhas, as forças de segurança prenderam Renato José dos Santos Rodrigues, 42 anos, um dos integrantes da quadrilha. Já em Paulo Afonso, foi presa Maria Simone Silva Lima, 27 anos, que acolhia o banda em uma residência do município baiano . Cerca de 50 policiais civis e militares de Alagoas e da Bahia reforçaram a operação, que apreendeu um grande quantidade de material usado em explosões de caixas eletrônicos.

Objetos apreendidos

Objetos apreendidos

Entre os conteúdos apreendidos, estão R$ 12 mil em espécie; dois revólveres calibre 38, sendo um com quebra chamas; uma pistola calibre 380; uma espingarda 12; além de 10 metros de cordel detonante e 10 metros de estopim, utilizados para detonar os explosivos à distância. O MPE/AL e as Polícias também apreenderam 72 eletrodos, utilizados para arranque de caixas eletrônicos; três alavancas para estourar vidros de agências bancárias; material de proteção para uso de maçarico; mira para arma longa; munição de diversos calibres; balaclavas; luvas, rádios comunicadores, binóculos, aparelhos celulares; e até um colete balístico da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe.
“Só a união entre Ministério Público Estadual e Polícias Civil e Militares dará fim a enxurrada de assaltos que atingiu Alagoas nos últimos meses. A troca de informação e a ação em conjunto das forças de segurança acabará com essa violência que traz prejuízo ao erário público e à iniciativa privada”, disse o promotor Luiz Tenório, que comemorou os resultados da ação.

MPE e Polícias combatem assaltam a bancos
A operação que culminou na prisão de dois acusados é desdobramento da ação que Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar realizaram no final de outubro, quando 11 pessoas foram presas, sob acusação de participarem de assaltos contra instituições financeiras nos municípios de Maravilha, Olivença e Senador Rui Palmeira. Na ocasião, as forças de segurança também apreenderam 10 armas, 11 bananas de dinamite, um detonador, um veículo Meriva prata, placa EEA-2727/SP-Limoeiro e uma grande quantidade de munição no Sertão de Alagoas.
O Gecoc, com o apoio das Polícias Militares de Alagoas e da Bahia, também encontraram na numa propriedade da zona rural de Paulo Afonso-BA, pedaços de caixas eletrônicos do Banco do Nordeste e notas de dinheiro de diferente valores, todas elas despedaçadas e espalhadas nas terras da fazenda.
Na ocasião, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, nas cidades de Delmiro Gouveia, Olivença, Maravilha, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Paulo Afonso. Durante o cumprimento dos mandados, 10 homens foram presos em flagrante delito porque estavam em posse de armas de fogo.
De acordo com os promotores do Gecoc, Alfredo Gaspar e Luiz Tenório, todos os indícios apontavam para o envolvimento dos acusados nos assaltos contra o Banco do Brasil de Olivença e de Senador Rui Palmeira e, contra o Bradesco, em Senador. Os crimes foram praticados recentemente e o Gecoc e o Serviço de Inteligência do 7° BPM estavam investigando a atuação do banco há cerca de dois meses.