Cidades

Festival gastronômico promete aquecer o turismo em Maceió

06/11/2013

Bares e restaurantes de todo o Brasil participam, entre os dias 07 e 24 de novembro, do Festival Bar em Bar, considerado o maior evento de bares do país. Este ano, o tema do festival é “Tá na boca do povo”, e em Maceió, na sua terceira edição, conta com a participação de 29 estabelecimentos. O lançamento do festival será realizado dia 07 de novembro, às 19h, no Motonáutica, localizado no Pontal da Barra. Nessa mesma noite, também será lançado o livro “Segredos dos Chefs – Contemple os melhores sabores da terra”.
Para participar do festival, basta conferir no site Bar em Bar os estabelecimentos de Maceió que estão credenciados. Cada local tem no cardápio um prato diferente preparado especialmente para o festival, e o cliente paga um preço equivalente a R$15,00 pelo prato que “tá na boca do povo”. Além disso, devido a uma parceria com a Ambev, os clientes que pedirem o prato do festival terão direito a uma cerveja Bohemia de graça.
O evento é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e recebe apoio do Sebrae Alagoas. Para Amanda Bentes, analista da Unidade de Turismo e Economia Criativa, esse evento promete aquecer o turismo.
“O Sebrae é um incentivador do evento porque acredita que essa iniciativa movimenta bares e restaurantes da região, aquecendo o mercado e gerando competitividade; afinal, os chefs de cozinha poderão mostrar as novidades dos cardápios da casa. Além do mais, o festival trará bons resultados para o segmento nesse período considerado de baixa temporada para o turismo”, explica Amanda.
ara Brandão Junior, presidente do Conselho de Administração da Abrasel de Alagoas e membro do Conselho Nacional de Administração da associação, o festival é a última oportunidade do ano para que os chefs de ozinha lancem seus novos pratos e petiscos para o verão. “Criar um cardápio novo apenas para inserir um prato não é vantajoso, mas o Festival Bar em Bar possibilita que os pratos sejam lançados individualmente”, xplica Junior.
Hoje, o festival já está no calendário das pessoas. Elas saem fazendo um verdadeiro tour gastronômico pelos estabelecimentos credenciados, pedindo os pratos especiais. É muito interessante tanto para o cidadão lagoano quanto para os turistas que visitam nosso estado, pois é uma chance para que todos degustem as delícias dos nossos chefs, que já são reconhecidos nacional e internacionalmente”, acrescenta o presidente do Conselho da Abrasel.

Segredos dos Chefs

O livro “ Segredos dos Chefs – Contemple os melhores sabores da terra” é um lançamento do Sebrae Alagoas e da Abrasel/AL, e reúne receitas criadas por renomados chefs que atuam em restaurantes do estado e que dominam os segredos da culinária alagoana. Esses profissionais criaram pratos tendo como ingredientes principais elementos da cozinha regional e aqueles produzidos pelos agricultores familiares integrantes dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Agronegócios em Alagoas.
De acordo com Vanessa Fagá Rocha, gerente da Unidade de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Alagoas, o objetivo dessa publicação é reunir o melhor da gastronomia, aproximando o consumidor final e os empresários dos segmentos turísticos e gastronômicos dos fornecedores locais desses produtos.