Geral

Educação e Batalhão de Policiamento Escolar promovem paz nas Escolas

26/11/2013
Educação e Batalhão de Policiamento Escolar promovem paz nas Escolas

O Grupo de Articulação Comunitária (GAC) do Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), vai premiar os alunos vencedores do Torneio de Produção de Vídeo- Mediador de Conflitos em Valores Humanos. A solenidade será, nesta quarta-feira (27), às 14 horas, na Escola Pedro Teixeira, no bairro do Feitosa.reducaodaviolencia
De acordo com o major Paulo Eugênio, que responde pelo comando do BPESC, a iniciativa faz parte do Projeto Paz na Escola é Possível – que tem o objetivo de prevenir a violência nas unidades por meio de capacitação de alunos entre 12 a 19 anos para a mediação de conflitos. Os vídeos produzidos pelos estudantes mostram as diversas formas de mediação de conflitos. Três serão escolhidos durante a solenidade.
O GAC, composto por seis policiais militares, realiza ciclos de palestras em escolas da rede pública com foco na redução da violência e na promoção de uma cultura de paz. As palestras tem como público os professores, pais e alunos. “No final, os alunos fazem trabalhos para mostrar o que aprendeu. Esses trabalhos são premiados como forma de estimular e incentivar a prática da paz no ambiente escolar”, explicou o major Eugênio.
A iniciativa surgiu pela necessidade de combater a proliferação das drogas e o bullying nas escolas. De acordo com o major, a ação gera resultados na mudança de comportamento e os alunos ficam aptos para mediarem seus próprios conflitos, além de quebrar paradigmas. “Eles começam a entender que a violência não é algo normal e priorizam um ambiente tranquilo e harmônico. Passam a compreender melhor a função das Polícias”, frisou o militar.
“A iniciativa é uma forma de prevenção à violência preparando os jovens para lidar com situações onde a Polícia não precisa intervir”, disse. Para a secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura, a ação parceira do BPESC vem somar ao esforço do Governo do Estado em estabelecer uma cultura de paz entre os jovens.
“Essa iniciativa do Batalhão Escolar é digna de aplausos e merece nossa atenção. Apoiamos porque acreditamos que as crianças e os jovens de Alagoas precisam se envolver nessa corrente pela paz e preservar valores importantes como o amor ao próximo”, disse Josicleide.