Geral

Dia Nacional do Doador de Sangue é marcado por ação do Hemoal no Centro de Maceió

25/11/2013
Dia Nacional do Doador de Sangue é marcado por ação do Hemoal no Centro de Maceió

O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta segunda-feira (25), foi marcado por uma ação de conscientização no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. Durante todo o dia, voluntários puderam doador sangue em uma unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), além de conhecer como funciona o processo de doação e tirar dúvidas com uma equipe mutidisciplinar. Abertura campanha HEMOAL
O objetivo da ação, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, foi chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, apenas 2% dos alagoanos com idade entre 16 e 69 anos são doadores fidelizados de sangue.
“Por isso, temos investir na conscientização dos alagoanos para aumentarmos o número de doadores de sangue fidelizados. É necessário reforçar que não há nenhum risco para o doador de sangue, já que o material é descartável e o Hemoal atende a todas as especificações da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, esclarece Verônica Guedes.

Campanha de Doação – E para marcar a Semana do Doador de Sangue, até a sexta-feira (29) o Hemoal e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) realizam mais uma campanha de doação de sangue, cuja abertura aconteceu nesta segunda-feira (25), ao som da Banda da Polícia Militar. Por meio dela, a Hemorrede Pública de Alagoas pretende formar um estoque estratégico, visando atender a grande demanda de transfusional, registrada durante os festejos de final de ano.
Isso porque, segundo dados do Centro de Processamento de Dados da Hemorrede Pública de Alagoas, historicamente o número de transfusões triplica durante o mês de dezembro. Fato que acontece em razão das férias e confraternizações de Natal e Réveillon, que contribuem para aumentar os acidentes de trânsito e, consequentemente, o número de internos nos hospitais e prontos socorros.
E o autônomo José Cosme Ventura foi o primeiro voluntário a participar da Campanha de Doação de Sangue. “Todos os anos atendo o chamado do Hemoal e faço minha doação. Minha mãe já precisou de uma transfusão e senti na pele o desespero de não ter sangue para atendê-la. Depois desse episódio aprendi a lição e nunca mais deixei de doar sangue”, lembrou enquanto realizava a doação.

Onde doar – As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que está localizado na rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados. Também é possível se candidatar à doação no Hemoal Farol, que está localizada no Hospital do Açúcar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Quem pode doar – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal
.
Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.