Cidades

Semana do Alistamento eleitoral tem início na próxima segunda

16/10/2013

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) dará início, na próxima segunda-feira (21), à Semana do Alistamento. O evento prossegue até a sexta-feira (25) e objetiva antecipar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 a 18 anos, evitando grande aumento da demanda nos últimos dias que antecedem o prazo final. A campanha é nacional, capitaneada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).tre-al
Para fazer o alistamento eleitoral, é preciso se dirigir ao Fórum Central de Maceió, no bairro do Farol, de 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. Os documentos necessários são: documento de identificação oficial com foto (pode ser identidade ou carteira de trabalho), comprovante de residência (no caso dos menores, pode ser do responsável) e comprovação do serviço militar, para os homens.
No interior, o atendimento acontecerá nos cartórios eleitorais em seu horário normal de funcionamento. “Dia de alistamento é todo dia, mas estamos dando essa oportunidade para que, especialmente os jovens, procurem a Justiça Eleitoral para a emissão do primeiro título. Queremos, com esse chamamento, evitar que um grande número de pessoas resolva nos procurar nos últimos dias antes do fechamento do cadastro”, explicou a diretora-geral do TRE/AL, Maria Celina Bravo.

    Campanha Nacional

O Tribunal Superior Eleitoral está lançando, nesta quarta-feira, uma campanha publicitária também com o objetivo de conscientizar os jovens de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014.
A campanha também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente por meio do voto consciente, em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes.
“É preciso lembrar que os jovens que forem aprovados nos próximos vestibulares precisarão dos seus títulos eleitorais no momento da matrícula e, por isso, quanto mais rápido essa pendência for resolvida, melhor”, alertou Celina Bravo

 Palestras em escolas públicas e particulares

Ainda com as ações voltadas ao eleitor jovem, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) ministrará palestras em diversas escolas públicas e particulares, onde os estudantes serão alertados acerca da importância de fazer parte do processo político-democrático. Temas como Lei da Ficha Limpa e crimes eleitorais também serão abordados pelo diretor da EJE, desembargador eleitoral Luciano Guimarães Matta, responsável pelas palestras.