Cidades

Samu AL cumpre legislação relativa ao uso de EPIs

15/10/2013

Para assegurar que os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trabalhem com segurança e eficiência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já distribuiu, este ano, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os socorristas das Bases Descentralizadas. Com essa ação, que será concluída até o final deste ano, a direção do órgão cumpre a Legislação relativa ao uso de EPIs, que assegura a distribuição de protetores auriculares, botas, macacões, óculos e capas de chuva guardadas nas ambulâncias.Socorristas do Samu
O trabalho de distribuição de EPIs é realizado pela Coordenação de Enfermagem e Setor de Saúde Ocupacional, cujos técnicos têm percorrido todas as 35 Bases Descentralizadas, além das Centrais Maceió e Arapiraca, para entregar os equipamentos. Com essa ação, segundo a superintendente de Atenção à Saúde, Aparecida Auto, além de Alagoas ser o único Estado do Brasil com 100% de cobertura do serviço, já que a cada 35 km há uma Base Descentralizada, os socorristas trabalham atendendo a todos os padrões exigidos pelo MS.
“Somos o único Estado da federação a contar com a cobertura do Samu em todo o território. Com isso, os usuários do SUSdispõem de um serviço de excelência para realizar o atendimento pré-hospitalar, que é executado por profissionais altamente treinados e protegidos pelo uso de EPIs, que já foram adquiridos para suprir toda a demanda até 2015”, salientou a superintendente.

Cipa – Mas além de um cronograma para a distribuição de EPIs a todos os socorristas do Samu, a unidade conta também com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), cujos membros foram eleitos próprios servidores. Reunidos periodicamente, os membros discutem e traçam estratégias para assegurar o bem estar e segurança dos servidores que atuam nas Centrais Maceió e Arapiraca, além das Bases Descentralizadas.
E, há mais de um ano, segundo destaca Aparecida Auto, o Samu Maceió conta com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais dos Servidores (PPRA). O serviço visa à manutenção da boa saúde e da integridade física dos socorristas, através de ações preventivas realizadas em parceria com o Setor de Saúde Ocupacional e os membros da Cipa.

Renovação da Frota

Além dos investimentos na qualificação periódica dos profissionais e na execução de programas que asseguram a qualidade e segurança do trabalho desenvolvido pelos socorristas do Samu, a Sesau também investe na renovação da frota de ambulâncias. Só este ano, foram entregues 30 novas ambulâncias, distribuídas nas unidades que apresentaram necessidade de substituição.
As ambulâncias são doadas pelo Ministério da Saúde (MS) e, além de todos os equipamentos necessários para realizar os primeiros socorros das vítimas atendidas, os veículos são dotados de cinto de segurança, sirene e ar-condicionado. “Quando algum equipamento quebra ou se desgasta, devido ao uso natural do tempo, já que as ambulâncias funcionam 24 horas por dia, a coordenação de frota realiza a substituição da peça ou envia o veículo para a manutenção”, informou Aparecida.

Pioneirismo

O Samu Alagoas é pioneiro na criação do Serviço Aeromédico, que conta com um helicóptero ambulância para realizar o transporte de pacientes até unidades hospitalares. Eficiente e ágil, segundo o relato do estudante Cleylton da Silva, que foi transportado de Maceió para realizar um transplante de fígado em Recife (PE), o serviço já salvou 446 vidas em pouco mais de três anos, segundo dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade.
Outro serviço pioneiro do Samu Alagoas é o Neonatal, que realiza o transporte de recém-nascidos com risco de vida até hospitais e maternidades. Ele também funciona todos os dias da semana e conta com uma equipe formada por médico neonatologista, enfermeiro, técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

Bases do Samu

Alagoas conta com duas centrais do Samu, sendo uma em Maceió e outra em Arapiraca. Os municípios regulados pela Central Maceió são União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina, São Miguel dos Milagres e agora Atalaia.
Já as bases pertencentes à Central de Arapiraca são Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Batalha e Traipu.