Geral

Jornada Científica do HGE terá a participação de profissionais renomados

30/10/2013
Jornada Científica do HGE terá a participação de profissionais renomados

Dentro de política de integrar ensino e serviço, o Hospital Geral do Estado (HGE) irá realizar de 11 a 13 de dezembro, a 3ª Jornada Científica, que deverá reunir mais de 400 pessoas, entre estudantes, profissionais e servidores da área de saúde. O evento contará com a participação de profissionais de renome, a exemplo de Luciano Eifer, do Serviço de Atendimento Móvel do Rio Grande do Sul, que esteve à frente da operação de salvamento das vítimas da boate Kiss, em Santa Maria. A inscrição para a 3ª Jornada Científica vai até 14 de novembro. amauri_clementino
Essa é mais uma ação que o HGE realizar no sentido de abri a discussão sobre temas  importantes e  experiências vividas em outros estados, que irão contribuir para o aprimoramento dos que participarem da jornada. O gerente Acadêmico da unidade hospitalar, Amauri Clementino, informou que esse é um espaço que se criou para discutir assuntos que integram ensino e serviço e, que servem para aprimorar o conhecimento como o que há de mais moderno em tratamento e serviços e apresentar uma visão do sistema hospitalar.
Nos três dias do evento, os participantes terão  palestras e acesso a apresentação de trabalho, que estão sendo inscritos na jornada. O coordenador do Samu do Rio Grande do Sul, Luciano Eifer, irá falar sobre acidente em massa, a exemplo do que ocorreu em Santa Maria, em janeiro deste ano, deixando mais de 242 mortos e outros feridos, durante incêndio em uma casa noturna. Ele também fará, no dia 13, a conferência magna “Santa Maria Rogai por Nós”.
Consta na programação palestras com a participação de profissionais de Minas Gerias, a exemplo de Laura Borja, do hospital João XXIII, em Belo Horizonte e Sizenando Vieira Starling, que falará sobre cirurgia de trauma e atendimento ao politraumatizado.
Participarão ainda, Eliane Benkendof e Yara Barbosa, do Ministério da Saúde, Bárbara Cisne, que irá abordar sobre tratamento de feridas: terapia a Vácuo, que já é desenvolvido no HGE, sob a coordenação da enfermeira Rosário de Fátima, Hamilton Petry, de Porto Alegre, que falará sobre choque hemorrágico e cirurgia de controle de dano: Qual o impacto na sobrevivência?, entre outros.
As inscrições podem ser realizadas no Centro de Estudos, que funciona no Hospital Geral, ou através do site da Secretaria de Estado da Saúde ( www.saude.al.gov.br)  e, devem ser efetuadas mediante a doação de 4 kg de alimentos não perecíveis.