Cidades

IV Conferência Estadual do Meio Ambiente será realizada no Linda Mascarenhas

08/10/2013

A IV Conferência Estadual Infanto Juvenil do Meio Ambiente (CNIJMA), que acontecerá nos próximos dias 9 e 10, no Teatro Linda Mascarenhas, deve escolher quatro dos 48 projetos estudantis selecionados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para representar o Estado na etapa nacional do evento. A delegação de Alagoas se apresentará em Brasília, de 23 a 25 de novembro, com 28 pessoas, entre delegados e acompanhantes.
escolas3  Com o tema direcionado à construção de escolas sustentáveis, a Conferência representa os esforços do governo federal, estadual e municipal para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica e um processo dinâmico de encontros e diálogos coletivos, com troca de experiências da diversidade de realidades do País.
Segundo a técnica da Gerência de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e presidente da comissão organizadora da Conferência, Walnyce Miranda, Alagoas teve 403 projetos cadastrados, sendo 48 selecionados pelas coordenadorias nas 12 etapas regionais desenvolvidas no Estado nos meses de setembro e outubro.
“A campanha pedagógica foi realizada com a mobilização dos professores, alunos, gestores e comunidade pelas coordenadorias, que desempenharam importante papel no alcance do trabalho”, destacou.

   Delegação

De acordo com a técnica, a delegação alagoana será composta por 28 pessoas, das quais 23 serão estudantes (destes, 4 serão delegados autores de projetos; um representante de comunidade indígena; um de comunidade quilombola e um aluno com deficiência) e cinco acompanhantes – um representante da secretaria, dois da comissão organizadora, um exclusivamente para acompanhar o estudante indígena e um para atender as necessidades do estudante da Educação Especial.
Durante reunião da comissão nesta segunda-feira (7), dois representantes da organização já foram eleitos para compor a delegação. Os técnicos pedagógicos da 8º e 5º CREs, José da Silva Santos e Rejane Bezerra da Silva, respectivamente, participarão da etapa final em novembro. Para representar a SEE, foi eleita em ocasião anterior a técnica da Gerência de Diversidades, Fátima Rebêlo.
“Os já eleitos serão responsáveis pela delegação como um todo. O restante dos delegados e os autores dos quatro projetos vencedores serão conhecidos na etapa estadual”, alertou Walnyce.
A presidente da comissão explicou que os projetos serão selecionados de acordo com os temas que apresentam dentro da proposta da conferência: Terra, Fogo, Água e Ar.
“O evento proporciona a troca de experiência mediante a apresentação dos melhores projetos de cada estado, sem competição final, o que garante um crescimento intelectual e garante o protagonismo dos estudantes no fortalecimento da educação ambiental”, explica a delegada eleita pela comissão, Rejane Bezerra.
Confira abaixo a programação da IV Conferência Estadual Infanto Juvenil do Meio Ambiente (CNIJMA)

Dia 09
14h-16h- Credenciamento e chegada dos delegados
16h30 – Coquetel e apresentação cultural- Fandango da Barra
18h- Abertura Oficial: MEC/MMA/SEE/ COE-AL/ Coletivo Jovem de Alagoas
19- Conferência de abertura: “A Educação Ambiental e as Escolas Sustentáveis” – Prof.Dr. Francisco José Pegado Abìlio – Universidade Federal da Paraíba

Dia 10
8h – Boas vindas e leitura do regulamento – Coletivo Jovem de Alagoas
8h30 – Apresentação dos projetos das escolas
13h- Almoço
14h- Elaboração da Carta de Responsabilidades de Alagoas
16- Eleição dos quatro projetos que representação de Alagoas
18h- Encerramento