Geral

Festival da Palavra ressalta cultura popular dos servidores públicos estaduais

24/10/2013

Em sua terceira edição, o Festival de Artes e Cultura dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por meio da Superintendência da Escola de Governo (Egal), apresentou no palco da Associação Comercial de Maceió, na noite da quarta-feira (23), os Contos e Composições dos 20 servidores finalistas da edição.Festival da Palavra
Uma noite diferenciada, pensada e dedicada ao servidor público estadual, que comemora seu dia, na próxima segunda-feira (28), o Festival proporcionou um momento único da vida de grande parte dos artistas que subiram ao palco, para mostrar a familiares e colegas de trabalho, que a arte também faz parte de suas vidas, mesmo que em segundo plano, agrega valores culturais e transforma a sociedade.
Compondo o júri do Festival estão: os Cantores e compositores alagoanos, Fernanda Guimarães e Sérgio Lamecci, o fonoaudiólogo, Geová Amorim e o diretor do Teatro Deodoro, Alexandre Holanda.
Para a categoria de Contos, os atores alagoanos Nilton Rezende e Eliana Kefalás interpretaram fragmentos das obras, que puderam ser vistas na íntegra no corredor externo do salão, expostos com uma breve biografia dos autores. Já na categoria de Compositores, os servidores subiram ao palco e interpretaram suas canções com muita simplicidade, e mostraram ao público presente, um lado artístico desinibido, que no dia a dia fica escondido em meio à correria do ambiente de trabalho.
“Na plateia era possível ver a torcida dos servidores, que levaram familiares e amigos íntimos para prestigiar o momento artístico. Foram meses de preparação, e embora haja uma premiação final aos que se destacam, para alguns servidores, o simples fato de apresentar-se neste tipo de estrutura oferecida, já valeu a pena”, disse a superintendente da Escola de Governo, Síria Libania.
O jornalista e servidor público, da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), Hélder Accioly Bayma, falou da emoção em ver seu Conto interpretado por um ator profissional, “É muito gratificante ver o meu trabalho sendo exposto ao público desta maneira. Vejo esta ação como uma forma de incentivar à cultura entre os servidores, e principalmente desenvolver outro tipo de conhecimento, que no fim das contas, motiva e agrega valores ao servidor”, disse Hélder.
Encerrando a primeira noite do evento, a cantora alagoana Wilma Araújo, trouxe o show, Clara Guerreia Clareou, interpretando músicas em homenagem a Clara Nunes, fechando em grande estilo.
O Festival continua nesta quinta-feira (24), com as categorias Poesia e Interprete, encerrando com a premiação dos grandes vencedores, das quatro modalidades e grande show de Kel Monalisa.