Cidades

Emater/AL promove debates e visita técnica sobre produção agrícola

07/10/2013

Como parte da agenda do Governo de Alagoas nos municípios da região Norte do Estado, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) vai promover uma agenda de discussões técnicas e uma visita à unidade demonstrativa de citrus.emateral
As ações ocorrem nos dias 8, 9 e 10. A regional administrativa da Emater/AL no Litoral Norte compreende 11 municípios, onde são desenvolvidas a Assistência Técnica e a Extensão Rural, em parceria com os municípios. A região possui 4.849 agricultores.
Instalado no município de Porto Calvo, o escritório regional da Emater/AL é base de apoio para equipe técnica que atua nos municípios de Campestre, Japaratinga, Maragogi, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
De acordo com a gerente regional da órgão, Daniela Virtuoso, foi estruturada uma agenda de ações que envolvesse as principais demandas da região, como esclarecimentos sobre o termo de cooperação com os municípios, a nova adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos e crédito agrícola.“Além das discussões técnicas, vamos promover uma visita de campo a Unidade Demonstrativa de Citrus, instalada na Comunidade Santa Helena, em São Luís do Quitunde”, disse Daniela.
A unidade completou um ano de instalada e já está rendendo frutos. O agricultor, Antônio Rosendo, recebeu 200 mudas de laranja-pera, laranja-poncã e limão. As mudas foram disponibilizadas em 2012 por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
Em agosto de 2012, mais de 50 agricultores acompanharam a instalação da unidade, que trabalhou a análise do solo, como fazer a adubação verde, como preparar e utilizar o composto orgânico, o passo a passo de uma plantação correta e as medidas para se produzir a calda bordolesa, fungicida recomendado para o uso no cultivo da laranja e limão. Nessa nova visita, os técnicos mostrarão o desenvolvimento das culturas, após a aplicação de todas as técnicas recomendadas.
Além do PAA, programas como o de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), o de Desenvolvimento de Capacidades Locais: Bancos Comunitários de Sementes e Ferramentas, Acesso ao Crédito e agora à formação de grupos do Programa de Habitação Rural (PNHR), estão sendo trabalhados na região.

    Agenda

8/10 – às 9h – Debate sobre Termos de Cooperação das prefeituras/  informações sobre PAA.– Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Quitunde – Público: Prefeitos e secretários municipais de agricultura .

9/10 às 9h – Mesa-redonda: Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e Crédito Rural (Parceria Banco do Nordeste). Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz do Quitunde. Público: Agricultores familiares.

10/10 – 9h – Visita à Unidade Demonstrativa de Citrus. Local: Comunidade Santa Helena, em São Luís do Quitunde.