Cidades

CrowdMobi é premiado mais uma vez esta semana

07/10/2013

O Projeto CrowdMobi www.crowdmobi.com.br foi premiado na semana passada na categoria Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo pelo seu alto índice de inovação no mercado de Telecomunicações, durante o lançamento do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2013. Promovido, pela Momento Editorial, o anuário visa apresentar um retrato tangível do nível e do tipo de inovação que caracterizam o mercado brasileiro de comunicações e internet, com destaque os produtos e serviços mais inovadores nessa área em comercialização no paia. A solenidade foi realizada em São Paulo.
premiacao A proposta do projeto alagoano  CrowdMobi é medir o nível de experiência do usuário com as operadoras de telefonia. O aplicativo gera dados precisos sobre a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel, com a possibilidade de controlar a quantidade de chamadas realizadas, recebidas, sms enviados, uso do telefone em roaming, e qual aplicativo instalado no seu smartphone que consome mais tráfego de dados. CrowdMobi informa a melhor operadora por região e permite realizar testes de velocidade e saber quem dos seus amigos tem a melhor conexão de dados.
“O Anuário é resultado de um trabalho de pesquisa junto a mais de cem empresas que atuam no Brasil, em todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações, que ficará disponível aos interessados na forma de banco de dados”, afirma a jornalista Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial. “O Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações representa um estímulo às iniciativas de destaque nessa área”.
Foram, ao todo, 165 projetos inscritos, em quatro categorias: Operadoras, Fornecedores de Produtos, Fornecedores de Software e Serviços e Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo. Um júri de especialistas (formado por representantes da academia, do governo, da sociedade civil e da própria Momento Editorial) avaliou os projetos, levando em conta alguns critérios previamente definidos para determinar o grau de inovação do produto ou serviço – tanto os desenvolvidos no Brasil como os de tecnologia estrangeira comercializados no país.
Entre os critérios utilizados, destacam-se a diferenciação em relação às práticas tradicionais em seu segmento, a melhoria real em relação ao que existe no mercado e atributos como vantagens para os usuários, aumento de produtividade e de receitas e redução de custos.
A avaliação do júri resultou na escolha de 15 iniciativas vencedoras. Além disso, um prêmio especial de destaque em Tecnologia Nacional foi concedido à WxBR, empresa que tem o CPqD como principal parceiro tecnológico. A equipe de jornalistas da Momento Editorial, por sua vez, escolheu duas empresas (Cisco e ViaReal Telecom) e um instituto (o Inatel), cujas iniciativas ao longo do ano se destacaram, incentivando o processo de inovação no país. As duas empresas receberam o troféu Destaques Inovadores 2013, entregue antes da premiação dos projetos escolhidos pelos jurados.