Cidades

Campanha de desarmamento infantil aborda não violência com as crianças

07/10/2013

O lançamento da campanha de desarmamento infantil neste domingo (06) conseguiu chamar atenção de várias famílias na praia de Ponta Verde para a troca de armas de brinquedo, jogos e filmes violentos por revistas em quadrinhos. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e Editora Abril, conseguiu conscientizar pais, mães e crianças sobre os benefícios da cultura de paz para o crescimento dos pequenos e o perigo de uma arma de fogo em casa.criancas
O primeiro a fazer a troca na tenda montada na Avenida Sílvio Viana foi Airton, de 4 anos. Tímido, o garoto entregou a espada e ganhou uma revista. “Eu ouvi sobre a campanha no rádio na sexta e falei com ele quando cheguei em casa. Nunca dei armas de brinquedo para ele ou o irmão, mas ele ganhou essa do padrinho. Conversei com o Airton e hoje quando acordou foi a primeira coisa que ele fez, me chamar para vir trocar a espada por uma revistinha”, contou o taxista Gláucio Andrade, pai do menino.
Já com o filho mais velho, Gláucio procura a orientação e o diálogo quando o assunto são jogos violentos. “Ele já tem 18 anos e não dá mais para proibir ou simplesmente não comprar, então eu procuro conversar com ele e ver os jogos ele está jogando”, completou.
É essa mensagem que a Sepaz quer passar durante o mês de desarmamento infantil. “Ao trocar uma arma de brinquedo por uma revistinha, estamos estimulando a criança à leitura, a brincadeiras sadias e a um comportamento não violento, além de crescer longe do contato com armas de qualquer tipo. Isso vai ajudá-la a se tornar um adulto que não recorra à violência para resolver seus problemas e, de certa forma, prevenir acidentes com armas de fogo em casa ao alertar que arma não é brinquedo”, alertou o superintendente de Promoção de Cultura de Paz da Sepaz, Adalberon Sá Júnior.

   Parceiros de sensibilização

Durante as atividades deste domingo – que aconteceram ao lado da tenda da banda da Polícia Militar, no projeto “Vem ver a banda tocar” – a representante da Editora Abril em Alagoas, Adriana Calheiros, falou da parceria com o Governo do Estado. “A editora realiza campanhas semelhantes desde 2001, então a Sepaz entrou em contato e fechamos a parceria. É nosso interesse total participar de iniciativas como essa, que estimulam a leitura e a cultura enquanto promovem a paz”.
Os adolescentes do Grupo de Ações Preventivas (GAP), veteranos do Bombeiro Mirim, fizeram demonstrações de primeiros socorros e da filosofia do grupo enquanto a equipe da Sepaz panfletava na orla. “Esses jovens terminaram seu tempo como bombeiros mirins e hoje dão palestras aos novatos, como ação preventiva. Os temas geralmente são drogas, sexualidade e respeito ao próximo, ainda não falamos sobre desarmamento, então é algo para começar”, explicou a soldado BM Gabriela, responsável pelo grupo.
Também marcaram presença as crianças da ONG Pense Brasil e do Programa de Integração AABB Comunidades, as missionárias Aline e Patrícia Santos, dos Jovens com uma Missão (Jocum), animaram a garotada com brincadeiras e pintura de rosto.