Cidades

Arapiraca: Célia Rocha vai ouvir mulheres para elaboração de plano

15/10/2013

A prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas  para as  Mulheres,  vai  realizar o Fórum Mulher e Cidadania em  90 comunidades  das áreas urbana e rural de Arapiraca. Serão ouvidas aproximadamente 21 mil mulheres em 36 bairros urbanos e 54  comunidades rurais , dentre eles duas comunidades quilombolas.
celiadentrom(1)  A prefeita Célia Rocha (PTB), quer através desses fóruns  identificar quais as necessidades da  mulheres e a partir dessas informações elaborar o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
Hyseth Santos, secretaria municipal de Políticas para as Mulheres informou que o trabalho será realizado em parceria com a Ufal – campus II , por meio da coordenação de Serviço Social e Psicologia,  secretárias municipais  de saúde e educação e Facomar.
Segundo a secretária, a Facomar reuniu os presidentes dos bairros para elaborar o calendário de atividades nessas localidades. A mobilização das  mulheres  receberá o reforço dos agentes comunitários de saúde que estão no dia-a-dia em contato com os moradores dos bairros.
As mulheres serão ouvidas nas escolas das comunidades. “ A s informações que serão obtidas com base  em  6 eixos: violência, etnia, sexualidade, trabalho e renda, educação e saúde.
“Após essa escuta, os alunos dos cursos de psicologia e serviço social da Ufal vão fazer a tabulação dos dados. “Será uma grande mobilização, vamos unir  esforços para oferecer a essas mulheres  uma melhor perspectiva de futuro” concluiu Hysety Santos.