Cidades

Alunos do Cepa participam de Oficina de Manipulação de Ervas Medicinais

25/10/2013

Uma turma de 20 alunos do 9º Ano da Escola Estadual Laura Dantas participou, na tarde de quinta-feira (24), de uma Oficina de Manipulação de Ervas, ministrada pela professora Maria Célia Aroucha, coordenadora do Projeto Horta da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE).alunosinformacoes
   Na oficina –  realizada no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), que fica dentro do complexo educacional do Cepa, no bairro do Farol –,  os alunos tiveram acesso a informações sobre o poder medicinal de vários tipos de ervas, aprenderam como fazer um bom chá e prepararam remédios caseiros, como xaropes e lambedores.
“Muito interessante saber um pouco mais sobre as ervas medicinais e como utilizá-las no nosso dia a dia”, afirmou a aluna Melissa Franca, 17 anos. “Plantas que a gente não dava muita importância, agora a gente sabe para que servem, como cultivá-las, como prepará-las e como usá-las no combate a algumas doenças”, acrescentou a aluna.
De acordo com a professora Célia Aroucha, o interesse dos alunos pela oficina foi tão grande que ela pretende formar outras turmas. “A curiosidade deles é impressionante. Por isso, estamos pensando em realizar essa oficina com outras escolas, para que os alunos de outras escolas se transformem em agentes multiplicadores”.

    Data de validade

Durante a oficina, além das propriedades e da manipulação das ervas, os alunos aprenderam qual a melhor época para o plantio e a colheita. Eles tiveram também informações sobre as formas de preparo e de estocagem dos remédios caseiros. “A validade das plantas secas usadas nos chás, por exemplo, não passa de um ano”, lembrou a professora.
Célia Aroucha ensinou também o uso adequado dos utensílios no preparo dos chás, bem como a temperatura ideal para a secagem artificial das ervas. Os alunos tiveram acesso ainda há vários tipos de plantas usadas na produção de medicamentos fitoterapêuticos. Entre as plantas medicinais expostas, os alunos escolheram a hortelã para preparar um xarope.
Cada erva medicinal foi mostrada aos alunos da oficina com seu nome popular e científico, além de informações sobre para que serve e seus nutrientes. O Mastruço é um excelente expectorante e é rico em vitamina \’A”, “B” e “B-12”. Muito usado por quem tem problemas de constipação.
Na manipulação das ervas, a professora fez questão de destacar a importância dosagem certa. “Se a dosagem não foi a recomendável, o remédio caseiro perde seu poder medicinal e pode até prejudicar a saúde do usuário. Por isso tem que ter muito cuidado, ao manipular e usar as ervas medicinais”, alertou.
Segundo a professora Nathally Marques Silva Lima, direção do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), a Oficina de Manipulação de Ervas, ministrada pela professora Célia Aroucha, faz parte da programação da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, que começou na última segunda-feira (21/10) e prossegue até esta sexta-feira, 25 de outubro.