Geral

Projetos alagoanos participam de evento tecnológico no Vale do Silício

10/09/2013

Alagoas dá mais um passo rumo ao concorrido mundo digital. A partir desta segunda (9), quatro empresários alagoanos participam do TechCrunch Disrupt 2013 no Vale do Silício, em São Francisco (EUA). O evento, que prossegue até quarta-feira (11), é um dos mais importantes do mundo tecnológico.

Tony Celestino é um dos representantes de Alagoas no evento

Tony Celestino é um dos representantes de Alagoas no evento

A presença dos alagoanos no TechCrunch não se dá por acaso. É, sobretudo, fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e de instituições como o Sebrae Alagoas e a Desenvolve, a Agência de Fomento de Alagoas.
Para o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, os empresários alagoanos irão representar o novo momento do setor tecnológico no Estado. “Esses grandes alagoanos estão levando muito mais que seus belos produtos. Estão levando a nossa alma e a representação de uma parte do que somos e do que podemos. Estão levando para o Vale do Silício todo o orgulho que estamos sentindo hoje”, sintetizou o secretário.
    Tendo como foco as startups – empresas em estágios iniciais –, os eventos locais como o Demoday Alagoas e o Pitch Prep favoreceram o surgimento de ideias criativas e produtos tecnológicos que estão conseguindo ganhar o reconhecimento nacional e internacional. “A aposta na Ciência, na Tecnologia e na Inovação feita pelo Governo do Estado está começando a gerar frutos mesmo antes da construção física do nosso Polo de Tecnologia. Nosso polo é feito de gente, é constituído por alagoanos, pelos nossos cérebros, pela nossa inteligência”, destacou Setton.
A pré-seleção das quatro empresas alagoanas que participarão do TechCrunch aconteceu em agosto, antes da realização do Demoday Alagoas.  Entre dez startups, quatro foram selecionadas. Seus representantes são Tony Celestino, da LoteBox; Rodrigo Rossiter, da Xoboi; Rafael Gaia, um dos criadores do aplicativo Poker Friends e Tadeu Luz, responsável pelo premiado aplicativo Hand Talk.
O administrador de empresas e pós-graduado em marketing Tony Celestino explicou que o LoteBox é uma plataforma online muito útil para o comércio exterior. “Foi criado para enfrentar os problemas de transporte de contêineres, que muitas vezes viajam vazios nos navios. Em segundos, o sistema faz a análise das cargas transportadas e a disponibilidade nos contêineres, gerando economia de frete e de combustível”, disse.
“Empresas na China, Espanha e no Brasil já demonstraram interesse em adquirir a plataforma, que será oferecida através de um valor mensal. O LoteBox será útil tanto para importadores como para transportadores de carga”, comemorou Celestino.
“A oportunidade de participar da TechCrunch é única. Nossa empresa tem  pouco mais de um mês e já estamos lá. Estamos levando o nome de Alagoas e abrindo os olhos do mundo para o nosso polo tecnológico que está nascendo”, ressaltou Tony.
Rodrigo Rossiter, da Xoboi – uma plataforma e-commerce voltada para o agronegócio – é proprietário da Roga, empresa que está no mercado há pouco mais de um ano e já tem algumas startups funcionando. “Nos Estados Unidos, temos oportunidades de fazer negócios e de voltar os olhos deles para Alagoas e o nosso Sururu Vale”, destacou Rodrigo, fazendo alusão ao famoso Vale do Silício.
Nos Estados Unidos, os alagoanos vão participar de treinamentos com especialistas e de um evento no Consulado Brasileiro de São Francisco.

    Crédito para startups

A Desenvolve, através do Programa Inovacred, uma parceria com a Agência Brasileira de Inovação (Finep), vai oferecer recursos na ordem de R$ 20 milhões para os novos projetos ligados a inovação tecnológica.
“Temos linhas de créditos adequadas às necessidades dos empreendedores e permitem que os mesmos possam desenvolver suas ideias em Alagoas, sem precisar do apoio de Estados vizinhos. Estamos buscando novos projetos que possam transformar suas ideias em práticas”, afirmou o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Agência, Fábio Leão.