Cidades

Inmeq é pioneiro em novo sistema de monitoramento

13/09/2013

O Inmeq Alagoas, órgão que fiscaliza e nivela a qualidade dos produtos oferecidos à população, é pioneiro na implantação do Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Esse sistema disponibiliza relatórios e dados estatísticos de acidentes com consumo no país, estimulando a melhoria na indústria nacional.inmeq
Por meio de consultas com filtros por tipo e classe de produto que facilitam a vida dos consumidores. O sistema existe desde 2006, mas vem passando por constantes mudanças na sua estrutura de banco de dados que permitirá melhor acesso da população ao serviço.
“É só acessar o site do Inmeq Alagoas que o cidadão será redirecionado através de um link para o site do Inmetro e sua reclamação irá virar estatística do banco de dados do órgão”, explicou o presidente do Inmeq, Virgílio Palmeira.
Os processos são gerados a partir dessas denúncias e as empresas recebem notificação do Inmetro sobre os possíveis danos que causaram ao consumidor.
Palmeira destaca a participação do consumidor para o melhor funcionamento do sistema. “O sistema só funcionará bem com a colaboração do consumidor. Ele precisa ficar atento aos serviços que podem ajudá-lo nessas ocorrências. Estamos trabalhando para melhorar esse canal. Nós fomos os primeiros no Brasil a abrir essa possibilidade, desde 2011 já estamos no ar auxiliando a população, mapeando e transformando isso numa espécie de ouvidoria que irá gerar bons frutos”.
O Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) em Alagoas funciona da seguinte forma: o consumidor acessa o site do Inmeq Alagoas (http://www.inmeq.al.gov.br/) e clica na aba “acidente de consumo” indo direto para a ficha cadastral fazer o relato e registrando a queixa.
“Com o relato, estimularemos a tomada de decisão por agentes públicos, privados e do terceiro setor, visando à prevenção dos acidentes de consumo em Alagoas e em todo o Brasil1”, explica Mariano Marcelino, fiscal do Inmeq.”
Os pais devem tomar mais cuidados ao adquirirem brinquedos de procedência duvidosa para os filhos. Esses brinquedos sem certificação de qualidade podem causar vários acidentes perigosos, alerta o fiscal do Inmeq Renê Silva
“O que mais apreendemos por irregularidades são brinquedos. Temos inúmeras bicicletas, moto automática, carrinhos de controle remoto, em sua maioria pirata. É preciso mais consciência dos pais que compram esses produtos”, destacou.