Cidades

Fundação Volkswagen inicia projeto de educação no trânsito em Alagoas

26/09/2013

Projeto conta com o videojogo “Autopolis”, que envolve dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania

Ação é voltada para escolas de 20 municípios do estado, incluindo a capital, Maceió, e deve beneficiar aproximadamente 20 mil alunos

480 educadores da rede pública de ensino serão capacitados para introduzir nas escolas as atividades didáticas

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Com a proposta de trabalhar o tema cidadania e segurança no trânsito com os jovens por meio de uma ferramenta de interesse a esse público, a Fundação Volkswagen, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde de Alagoas e o Detran Alagoas, inicia hoje (24/9) as ações do projeto “Jogo da Vida em Trânsito” (JVT) no estado. Aproximadamente 20 mil estudantes de 20 municípios do estado devem ser beneficiados com o projeto.
A cerimônia de assinaturas dos termos de parceria foi realizada hoje em Maceió (AL) e contou com a presença de Luiz Paulo Brasizza, representando a Fundação Volkswagen; de Lúcio de Melo, diretor-presidente do Detran AL; de Josicleide de Moura, secretária estadual de Educação e do Esporte; de José Bastos Barroso, presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas, além de autoridades dos municípios beneficiados.
Com foco na formação de condutores conscientes, o projeto inclui o videojogo “Autopolis”, que promove uma experiência lúdica ao jovem, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência. Para os educadores da rede pública de ensino, a iniciativa oferece uma biblioteca de projetos didáticos, com sugestões de atividades relacionadas ao tema e que fazem referência ao jogo.
Dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania compõem a narrativa do jogo que irá funcionar como uma importante ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança no trânsito. Para isso, 480 educadores participarão das oficinas de formação “JVT na Escola”, que serão divididas em dois encontros presenciais e aulas em sistema de ensino a distância e ministradas pela equipe da Virgo Games, desenvolvedora do jogo.
A formação dos educadores inicia amanhã (25/9), em Maceió, engloba profissionais da capital e dos municípios de Barra de Santo Antônio, Paripuera e Marechal Deodoro.  A partir de outubro as formações também ocorrerão em Arapiraca, Palmeira dos Índios e Piranhas envolvendo também educadores dos seguintes municípios:

    Sede Arapiraca: Coité do Nóia, Craíbas, Feria Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Traipu, São Sebastião.

Sede Palmeira dos Índios: Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Isidoro, Maribondo, Minador do Negrão, Quebrangulo, Tanque D’arca.

    Sede Piranhas: Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Pariconha, Olho D’Água do Casado.

Neste primeiro módulo os professores receberão informações sobre as tecnologias e jogos em sala de aula. Aspectos sobre trânsito, cidadania e comunidade, planejamento e prática do jogo serão abordados ao longo do curso.
“O projeto Jogo da Vida em Trânsito traz para Alagoas uma metodologia inovadora na educação, pois está baseada na aprendizagem por projeto, oferecendo aos alunos e professores autonomia na escolha de conteúdos de acordo com seus interesses. As aulas são elaboradas em uma plataforma online e transmitidas aos alunos com o uso das novas tecnologias na escola, que vai ao encontro da realidade dos jovens”, diz o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

   Jogo da Vida em Trânsito

O Jogo da Vida em Trânsito (JVT) é um projeto voltado para escolas de ensino médio, que oferece uma abordagem lúdica para apoiar os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança.
O projeto consiste na formação de educadores de escolas públicas de ensino médio e se propõe a fomentar programas educacionais nas escolas, a fim de contribuir com a formação de jovens protagonistas da cidadania e segurança no trânsito.
O projeto promove a reflexão entre adolescentes e jovens, desenvolvendo valores e senso crítico que estimulem sua participação ativa na redução dos acidentes e na melhoria da mobilidade viária.

O projeto é composto por:

•  Cursos de formação de educadores
Cursos de formação presenciais, híbridos e a distância para qualificar coordenadores, professores e agentes educacionais na implantação efetiva do JVT em escolas do ensino médio.

• Biblioteca de projetos

Acervo didático aberto, com propostas de projetos para colocar os alunos em ação. Inclui orientações, conteúdos e ferramentas para educadores e alunos, com sugestões para avaliação.

• Guia para educadores

Publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT na escola, voltada para coordenadores, professores e agentes educacionais envolvidos com o ensino médio.

• Autopolis

Game criado para ajudar o desenvolvimento do senso de responsabilidade no trânsito, para jovens do ensino médio, lançado em 2011 no 1º Festival Games For Change América Latina.

• JVT na rede

Plataforma on-line para uso em sala de aula, que integra educadores, alunos e conteúdos didáticos, facilitando o planejamento e a realização de projetos sobre mobilidade e segurança. (www.jvt.org.br)

    Autopolis

Autopolis é um game de tabuleiro em 3D que pode ser jogado de forma independente e autônoma ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando aos jovens que cada ação no trânsito tem uma consequência.
Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.
Os tradicionais dados dão lugar às cartas que podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou simplesmente para se movimentar pela cidade para alcançar suas missões.
Dicas de segurança, legislação de trânsito e cidadania compõem a narrativa do jogo de forma envolvente e divertida.
Para a produção do jogo Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa e desenvolvimento.
O game pode ser acessado por meio do site da plataforma JVT na Rede (http://www.jvt.org.br).

    Fundação Volkswagen em Alagoas

Em maio de 2013, a Fundação Volkswagen firmou uma parceria com 20 municípios de Alagoas, para a realização dos projetos educacionais “Entre na Roda” e “Brincar” em suas redes públicas de ensino, sob coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
Os municípios beneficiados são: Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Branquinha, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Igaci, Junqueiro, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Pão de Açúcar, Quebrângulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba, Taquarana, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.
O projeto “Entre na Roda” tem como proposta formar, presencialmente e a distância, profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que atuem como mediadores de leitura, promovendo, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores. Oferece também aos gestores de escolas e de secretarias de educação e de cultura formação específica com o objetivo de garantir a implementação, a articulação, o acompanhamento e a avaliação das ações voltadas à leitura, de modo que, a partir da escola e da biblioteca, se ampliem, estendendo-se também à comunidade.
Já o “Brincar” é um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação.

    Sobre a Fundação Volkswagen

Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável por coordenar os investimentos sociais da empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social que já beneficiaram mais de 1,2 milhão de alunos. Tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas nas comunidades de baixa renda e a qualidade da educação pública. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br