Geral

Estado e municípios discutem modelo de gestão compartilhada na área da Saúde

17/09/2013

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde participaram, no último sábado (14), com secretários municipais e prefeitos dos municípios do Vale do Paraíba de uma reunião. Na ocasião, foi apresentado o modelo de gestão compartilhada considerado exitoso no Estado da Paraíba.consorcio_em_marechal
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco) é formado por entes federados para estabelecer relações de cooperação com o objetivo de prestar serviço público – implantado há 15 anos no Estado da Paraíba. A prefeitura do município de Sumé preside o Cisco, que compreende 17 municípios com serviços centralizados. Através desse consórcio, os serviços de média complexidade são regionalizados e feitos de forma compartilhada entre os municípios.
O Encontro contou com a presença do vice-governador, José Thomaz Nonô, que apoiou a ideia. “Esse encontro é importante para dividir experiências; é disso que o Estado precisa – trabalhar em parceria para o bem do povo”, disse.
Também participou da reunião o prefeito do município de Sumé, Francisco Duarte, que se colocou à disposição para fornecer subsídios e informações acerca do funcionamento do Consórcio. “Deu certo na Paraíba e pode dar certo aqui também se os municípios compreenderem que a melhor forma de atender a população é trabalhar junto”, destacou. “O investimento é pequeno em relação ao resultado obtido; somente este ano, fizemos mais de 110 cirurgias de catarata”, acrescentou o prefeito.
A superintendente de Gestão e Participação Social da Sesau, Júlia Levino, representou o secretário de Estado, Jorge Villas Bôas, e reforçou o compromisso do Governo com a gestão da Saúde. “O secretário já recebeu a determinação do governador para apoiar a iniciativa; o Estado acredita na ideia de cooperativismo onde todos contribuem para beneficiar os usuários do SUS ”, disse.
A vice-presidente do Colegiado de Secretarias Municipais e secretária de Saúde de Atalaia, Michele Oliveira, defendeu o associativismo para administrar a Saúde. “Fazer saúde pública é muito difícil, por isso é importante estarmos juntos nessa ideia. Não podemos mais gastar dinheiro com ambulâncias para transportar pacientes para a capital”, destacou Michele.
O encontro contou com a presença do deputado federal, Alexandre Toledo, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Fernando Toledo, do vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), Jorge Dantas, dos prefeitos de Quebrangulo e Mar Vermelho, além dos secretários de saúde dos municípios de Atalaia, Capela, Cajueiro e Paulo Jacinto.