Cidades

Defesa Social e Abrasel firmam convênio para evitar assaltos a restaurantes

10/09/2013

A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL) firmaram convênio para a instalação de  mais uma ferramenta com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade no Estado.  O sistema de videomonitoramento, já implantado pelos taxistas, será implantado nos próximos dias nos estabelecimentos comerciais do ramo da gastronomia.marcos sampaio
O objetivo da medida é evitar os assaltos aos restaurantes da capital alagoana, por meio do sistema que será controlado na base do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).
“É mais um instrumento que, com certeza, inibirá a ação dos bandidos, principalmente em relação aos constantes assaltos a esses estabelecimentos”, afirmou o coronel Marcos Sampaio, chefe do Ciods.
De acordo com Sampaio, cerca de 30 restaurantes, por meio da Abrasel, deverão fazer a adesão ao sistema em um primeiro momento. Ele acrescentou que o novo serviço é uma ampliação da ferramenta que já é usada pelos taxistas em Maceió – são chips instalados nos veículos que possibilitam o envio de informações precisas que chegam ao Ciods acionado por meio de um alarme.
Nesse serviço, os taxistas de Alagoas passaram a ser monitoradosonline  por meio do programa Táxi Cidadão.  A assinatura do Termo de Cooperação Técnica possibilitou a implantação do Sistema de Posicionamento Global (GPS), lançado em janeiro deste ano.
“No programa dos taxistas, não existem câmeras, mas em caso de assalto ou situação suspeita, a vítima (taxista) aciona um dispositivo instalado no veículo sem que o bandido perceba. Nesse instante, o Ciods recebe um alarme e uma guarnição policial é informada para fazer a abordagem ao veículo”, explicou Sampaio.
“Há casos de assaltos que o Ciods recebe um código e pode até cortar o combustível do veículo roubado, caso o taxista não esteja dentro do carro”, acrescentou o oficial.