Cidades

Cine Misa encerra o mês de setembro com duas produções nacionais

20/09/2013

O Cine Misa encerra na próxima terça-feira (24) sua programação de setembro, com duas produções: “A negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo, e “Carolina” de Jeferson De. Com a classificação para maiores de 12 anos, os documentários serão exibidos às 17h e 19h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa).carolina
O documentário “A negação do Brasil” é uma viagem na história da telenovela no Brasil e uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
A produção recebeu premiações, em 2001 como melhor documentário e pesquisa: É tudo Verdade/ it’s true, no 6º Festival internacional de documentários. Em 1999, Joel Zito foi premiado pelo concurso nacional de documentários do Ministério da Cultura com o melhor roteiro.
No curta “Carolina”, lançado em 2003, o cineasta Jeferson De roteiriza algumas passagens do best-seller “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus.
O filme se passa em um quarto, onde Carolina (interpretada por Zezé Motta), mora com a filha, Vera Eunice. Cercada por uma realidade de miséria, desespero e preconceito, ela desabafa e extravasa suas angústias por meio das palavras. O filme cria uma envolvente atmosfera teatral recheada por imagens históricas da própria Carolina.
Ao final, o desfecho do filme traz trilha sonora “Negro Drama”, dos Racionais MC´s. Composta décadas depois da morte da escritora, a música traz consigo a reflexão de que, mesmo depois de tanto tempo, a vida do afrodescendente no Brasil permanece difícil.
O projeto Cine Misa é uma realização da Secretária de Estado da Cultura (Secult), que tem como objetivo possibilitar o acesso ao cinema nacional. O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) fica localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275. Jaraguá. Mais informações pelo telefone (82) 3315-7882.