Cidades

Arapiraca: Prevenção e tratamento de feridas é tema de capacitação

19/09/2013

A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a  II Oficina de Prevenção e Tratamento de Feridas para  auxiliares e técnicos de enfermagem. A oficina teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde.   A intervenção desses profissionais  e de extrema importância para que eles possam orientar os pacientes  sobre o risco de amputação de membros , caso não haja o procedimento correto no tratamento das feridas.josy(1)
De acordo com a coordenador do programa de doenças crônicas do município, Josineide Soares,  os principais fatores para o surgimento das feridas são o diabetes, a hipertensão , pressão alta.  “Quando um paciente hipertenso não cuida  devidamente da saúde, se alimentando da forma correta  e/ou tomando a medicação indicada ,  começa a ter picos hipertensos. Esse quadro pode gerar  o rompimento de pequenos vasos  sanguíneos e o surgimento da ulcera arterial”, afirmou a Soares.
A coordenadora disse ainda que por conta desse rompimento surge uma mancha escura na pele e se não for percebida, com um determinado tempo a pele começa a necrosar formando a ferida. Outros tipos de feridas mais comuns são aquelas  feridas provenientes de alguns tipos de cânceres, as formadas nos pacientes que sofrem traumas por algum tipo de acidente. Os  pacientes acamados  que permanecem por um longo tempo  numa mesma posição  também são propensos a desenvolverem as ulceras de pressão , em função do peso sobre a pele.
“O mais importante é a prevençao das feridas . Precisamos informar e orientar os pacientes porque depois que a ferida é  formada o cuidado tem que ser redobrado, para que não haja a necessidade de amputação dos membros. No ano passado Alagoas foi o estado que mais realizou amputações por causa do avanço de feridas. Foram mais de 1.300 procedimentos” informou Soares.