Cidades

Arapiraca prestigia abertura do XV Jogos Escolares de Arapiraca

13/09/2013

Com entusiasmo e euforia. Foi desta maneira que a abertura da 15ª edição dos Jogos Escolares de Arapiraca foi realizada nessa quinta-feira (12).
A cidade parou para apreciar o desfile das mais de 60 escolas participantes, cerca de 3500 alunos, as quais fizeram pelas principais ruas de Arapiraca, a exibição das equipes, junto as suas bandas de fanfarra e candidatas a princesas e rainhas dos jogos.
“Uma festa que nos da gosto de ver. Lembro-me de quando era eu quem passava em carreata com o meu colégio pelas ruas da cidade. É pura nostalgia. Um período da minha vida em que vivíamos sem preocupações”, destacou a universitária Aline Albuquerque do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
O desfile se encaminhou com destino ao Ginásio Municipal João Paulo II, onde o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) aguardava ansiosamente pelos estudantes para poder dar início ao maior evento esportivo e estudantil de Alagoas.
Ao som da banda marcial do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM), regida pelo sargento Carlos, os alunos se perfilaram no ginásio e apreciaram o hasteamento das bandeiras do Brasil e Arapiraca, seguido do acendimento da pira esportiva pelo atleta Marcelo Henrike da Escola Hugo Lima, vencedor da etapa alagoana de atletismo e representante de Arapiraca nos Jogos Escolares do Brasil, no Rio Grande do Norte, em agosto deste ano.
Para compor a mesa de jurados, estiveram presentes as seguintes autoridades: as secretárias municipais de Educação, Ana Valéria Peixoto; Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio; Economia e Finanças, Rosa Lira; Administração e Recursos Humanos, Lúcia de Fátima; Políticas para Mulheres, Hyseth Santos, e das subsecretárias de Saúde, Sandra Márcia, e de Esporte e Lazer, Michelly Rosy.
Em sua fala, o vice-prefeito Yale Fernandes enalteceu a presença dos estudantes ao ginásio, atentando pelo respeito ao próximo, caráter de cada competidor, honra e integridade física.
“O intuito dos jogos é promover a união e integração de todo alunado arapiraquense, primando pela honestidade, respeito, companheirismo e ética. É o que todos nós esperamos até o final dos jogos”, afirmou Fernandes em tom nostálgico, relembrando seus tempos de estudante e atleta.
Como parte da programação, os alunos da Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha, com a orientação do coordenador Nelsinho Silveiras e professores, prenderam a atenção do público com espetáculos das pernas de pau, malabares e diabolô, cilindro, monociclo e tecido acrobático aéreo
Durante a solenidade, foram eleitas pelo voto da comissão julgadora, a princesa e rainha do XV Jogos Escolares de Arapiraca, disputa acirrada que teve como vencedoras, a pequena Maria Clara do Colégio Êxito, e a adolescente Rosely da Silva da Escola Lions Club, para os respectivos cargos.
Finalizando a festividade de abertura, as meninas da ginástica rítmica da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Barbosa de Medeiros, orientadas pela professora Milka Pereira Lima, realizaram uma comovente apresentação artística.
O XV Jogos Escolares de Arapiraca segue até o dia 27 de setembro, e tem a iniciativa da secretária Municipal de Educação, Ana Valéria, e de seus coordenadores Karla Emanuelle, Williane Barros, Deysiane França e Irinaldo Deodáto.IMG_8257