Cidades

Arapiraca: Estudantes participam de encerramento da Semana do Trânsito

26/09/2013

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) fará o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, na manhã desta sexta-feira (27), das 8h às 9h, na Praça Marques de Silva, no Centro da cidade com a participação de dezenas de estudantes do ensino fundamental da escola Domingos Rodrigues.
As ações de conscientização pela prevenção de acidentes no trânsito vão contar, ainda, com a participação do superintendente do órgão municipal, Ricardo Teófilo e da equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da SMTT, que realizará distribuição de panfletos educativos.'DSC09640
Os trabalhos acerca da Semana Nacional do Trânsito, realizada em todo o país de 18 a 25 deste mês, começaram na quarta-feira (18), no Largo Dom Fernando Gomes, ao lado da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, abordando o tema da campanha: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas.”
Para este ano, a Prefeitura de Arapiraca ampliou as ações educativas e propiciou a parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Seduc) e Assistência Social (Semas). Os integrantes do DET realizaram trabalhos educativos em postos de saúde e escolas da rede municipal de ensino, nas zonas urbana e rural.
“A parceria é uma ação integrada determinada pela prefeita Célia Rocha para que as secretarias, órgãos públicos e autarquias se integrem para fortalecer as ações de políticas públicas e, assim, envolver todos os atores nessas campanhas de conscientização, principalmente com o apoio e a participação da população”, frisou Ricardo Teófilo, titular da SMTT.

    Palestras educativas

As palestras educativas sobre trânsito estão acontecendo nos núcleos do Projovem – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com o projeto “Educando para o Trânsito”, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Arapiraca, até o próximo dia 9 de outubro.
Em cada um dos 16 núcleos do Projovem, os coordenadores realizam e participam de uma peça teatral de acordo com o tema de cada palestra, apresentada naquele dia.
Segundo o diretor do DET, Neurício Oliveira Costa, os trabalhos de conscientização sobre a prevenção e segurança no trânsito ajudará a disseminar os serviços oferecidos pela SMTT em Arapiraca.
“É importante que todos se sintam responsáveis pela segurança do trânsito de nossa cidade. Assim, as ações terão resultados mais eficazes e acolhem a participação de todos”, afirmou Neurício Costa.
Ele afirmou que as ações educativas ultrapassaram os limites de Arapiraca, quando na noite de segunda-feira (23), o grupo do DET realizou uma palestra no município de Girau do Ponciano, no Espaço Cultural Marinho do Acordeon.
As palestras sobre Trânsito, que começaram no Projovem do Planalto se estenderão para os bairros da Vila São José, Baixão, Itapoã, Batingas e Pau d’Arco, na zona rural. Veja a programação abaixo: