Cidades

Projeto Luz do Saber promove conscientização sobre energia elétrica

01/08/2013
Projeto Luz do Saber promove conscientização sobre energia elétrica

Como forma de promover a conscientização sobre o uso eficaz da energia elétrica entre estudantes do Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa), o Projeto Luz do Saber, da Eletrobras Distribuição Alagoas em parceria com o Instituto Efort, de São Paulo, instalou, nesta quinta-feira (1º), sua unidade móvel no Complexo Educacional. A partir de hoje, até o final do mês de agosto, as onze escolas serão atendidas pela iniciativa.
 Na quarta-feira, alunos da Escola Estadual Dom Pedro II foram os primeiros a visitar o ônibus da Eletrobras, estacionado ao lado da quadra poliesportiva do Centro. A atividade inicial com os jovens foi uma palestra, conduzida em sala de aula, acerca dos modos de geração e distribuição de energia elétrica, que também abordou a conscientização para a utilização eficaz e medidas de segurança com a eletricidade.
O eletricista orientador da Efort, Manoel Lima, foi o responsável pela recepção aos alunos dos 4º e 5º anos da Dom Pedro II. Ele explica que, para facilitar o entendimento, utiliza didáticas específicas para crianças e jovens, dentro da realidade deste público, e apresenta experimentos produzidos com material reciclado ao fazer as demonstrações.
Destacando a relevância da ação no ambiente escolar, Manoel citou a célebre frase “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”, proferida pelo filósofo e matemático grego Pitágoras. “É preciso educar hoje, conscientizar para o uso correto da energia, porque a escassez, futuramente, pode ser uma realidade na vida deles e das futuras gerações”, enfatizou o profissional.
Após as primeiras orientações em sala de aula, os estudantes participaram de um momento dentro da unidade móvel, quando assistiram a vídeos educativos. Para a pequena Carla Beatriz, de 9 anos, aluna do 4º ano, as dicas foram importantes. “Hoje eu aprendi que não se deve desperdiçar energia. Se você não usar direito, tanto ela quanto a água podem acabar”, reconheceu.
Os professores também são beneficiados com a ação, recebendo capacitação para auxiliar os jovens a inspecionar o uso de energia em suas casas. Segundo Márcia Dantas, coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a logística e o cronograma das ações do Projeto dentro do Cepa ficaram sob a responsabilidade da equipe pedagógica da Coordenadoria.
“O Luz do Saber está proporcionando um momento diferente para nossos estudantes. A aula fica mais prazerosa, dinâmica e interativa, isso acaba gerando mais motivação e facilita a aprendizagem”, reconhece Márcia.

    Luz do Saber em Alagoas – De acordo com o gerente da Assessoria de Eficiência Energética da Eletrobras, Marcelo Ximenes, setor responsável pela coordenação do Projeto, a segunda etapa do Luz do Saber pretende beneficiar cerca de 20 mil alunos de 160 escolas públicas da Capital e do interior alagoano. As escolas com interesse em levar a iniciativa para seus alunos devem entrar em contato com a CRE de sua jurisdição.
“Queremos promover uma verdadeira mudança de hábito das novas gerações, por isso nosso foco são crianças e jovens. É um público que assimila melhor e tem facilidade para replicar os conhecimentos à família”, destaca Marcelo. A primeira etapa do Luz do Saber, realizada nos anos de 2011 e 2012, contemplou estudantes de 80 escolas públicas alagoanas.