Cidades

Concerto aos Domingos apresenta show da pianista Maria Clara Fernandes de Lima

01/08/2013
Concerto aos Domingos apresenta show da pianista Maria Clara Fernandes de Lima

O Concerto aos Domingos apresenta no dia 4 de agosto, às 10h, a pianista Maria Clara Fernandes de Lima. O projeto, realizado no primeiro domingo de cada mês, acontece no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ihgal) e tem o patrocínio exclusivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O objetivo é oferecer ao público a possibilidade de apreciar a música clássica.

Pianista Maria Clara Fernandes de Lima

A pianista pernambucana, que já participou do Concerto em 2011, iniciou seus estudos de piano aos cinco anos. Foi aluna do Conservatório Pernambucano de Música e da Universidade Federal de Pernambuco. Em 1986, seguiu para a Áustria para estudar na Escola Superior de Música de Viena, recebendo o grau de mestra em 1997. Em junho de 2011, concluiu o curso de licenciatura em piano no Conservatório de Viena.
Como recitalista e camerista, Maria Clara fez apresentação em várias cidades da Áustria. Além de Munique, Milão, Roma, Berna, Zurique, Budapeste e Aman. No Brasil apresentou-se em diversas cidades como São Paulo, Recife, Petrópolis, Garanhuns, Maceió e João Pessoa.
Para a apresentação no Ihgal, Maria Clara traz composições do inovador Claude-Achille Debussy, um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Para o grande público, seu nome está ligado aos esboços sinfônicos de “La Mer” (1905).
Além de Debussy, a pianista apresenta “Quadros de uma Exposição” uma peça (suíte) escrita para piano por Modest Mussorgsky em junho de 1874. As músicas exploram a corrente folclórica russa e o estilo de piano é inovador em sua austeridade e ausência de tessitura. Claude Debussy era admirador confesso de Mussorgsky e estudou bastante esta suíte, pelo seu caráter singular.
O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas fica localizado na Rua do Sol, 382, no bairro do Centro. Mais informações pelo telefone (82) 3223-7797.