Geral

Municípios da 5ª região de saúde participam de oficina para consolidação do Coap

25/07/2013

Os representantes da 5ª região de saúde se reuniram no município de São Miguel dos Campos para participar da Oficina para Consolidação do Contrato Organizativo de Ações Púbicas em Saúde (Coap). Iniciada nesta quinta-feira (25), com o objetivo de finalizar os termos do contrato do compromisso firmado com o Ministério da Saúde, a reunião acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e prossegue até sexta-feira (26).
Olival Santos A 5ª região de saúde foi escolhida como região piloto para o Coap, que tem a finalidade de ofertar ações e serviços de saúde em rede, beneficiando não apenas um município, mas as necessidades da região como um todo, atendendo os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.
“Esse é um momento esperado com ansiedade pelos grupos técnicos do Coap, que têm a oportunidade de potencializar o crescimento e a estrutura da 5ª região de saúde, da Atenção Primária à Alta Complexidade, ampliando e fortalecendo os serviços oferecidos para a população dos sete municípios”, disse a secretária adjunta do Estado da Saúde, Sylvana Medeiros.
Ainda segundo Sylvana Medeiros, após a finalização do Coap com a 5ª região de saúde, a Sesau vai iniciar o processo nas demais regiões do Estado, a começar pela 1ª, 6ª, 7ª e 8ª regiões de saúde, com a mesma finalidade de reorganizar os serviços de saúde, determinando as responsabilidades da Prefeitura, Estado e União.
De acordo com Sival Clemente, secretário de saúde de São Miguel dos Campos, agora é tempo dos encaminhamentos finais para a conclusão do Coap. “Já foram realizadas oficinas, reuniões e discussões. Nesses dois dias vamos trabalhar tecnicamente para alcançar um resultado positivo, fazendo com que a 5ª região saia na frente, como exemplo para todo o Estado”, disse.

    Programação – No primeiro dia da reunião, foram apresentadas a situação dos sete municípios em relação ao Cartão SUS, também o mapa da saúde e os técnicos ainda  discutiram sobre a definição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (Renases).
Nesta sexta-feira (26),  a minuta do contrato será avaliada pela assessoria jurídica e financeira da Sesau, em conjunto com os procuradores municipais, para posterior encaminhamento e avaliação do Ministério da Saúde.