Geral

Maceió recebe profissionais de todo o país para o Curso de Manejo de Condições Crônicas

26/07/2013
Maceió recebe profissionais de todo o país para o Curso de Manejo de Condições Crônicas

Os coordenadores estaduais de Atenção Primária e Vigilância em Saúde se reúnem em Maceió, no período de 29 de julho a 2 de agosto, para participar do Curso de Manejo de Condições Crônicas, que acontece no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no Pinheiro. A solenidade de abertura será nesta segunda-feira (29), às 11h30, e vai contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
Com o objetivo de fortalecer os estados para a reorientação do sistema de saúde na atenção às condições crônicas, Maceió recebe profissionais de todo o país para conhecerem as temáticas abordadas na capacitação que já foi realizada nos Estados Unidos e na América Latina, a partir de uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Ministério da Saúde (MS).
Também participam da solenidade de abertura os representantes da Opas, Alberto Barcello; do Ministério da Saúde, Patrícia Chueri (da Atenção à Saúde) e Silvania Caribe (da Vigilância em Saúde); e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Normanda  Santiago.
O curso vai contar com uma sequência de atividades que tem a proposta de promover a integração da atenção à saúde com a vigilância à saúde no cuidado continuado das condições crônicas e também fortalecer as redes estaduais de atenção à saúde, com base na Atenção Primária em Saúde.

    Programação – Sob coordenação de Alberto Barcelo (Opas) e Maria José Evangelista (Conass), o curso inicia às 8h, desta segunda-feira (30), com uma mesa redonda sobre os cuidados crônicos baseados em evidência. Nos dias seguintes as temáticas tratam sobre desenho do Sistema de Entrega de Serviços e apoio ao autocuidado e decisões, o sistema de informação clínica, os modelos de recursos comunitários e as avaliações.