Cidades

Maceió inaugura a sua primeira Brownieria, negócio que ruma ao sucesso empresarial

25/07/2013

O brownie é um bolo típico da culinária dos Estados Unidos, e é famoso por ter características específicas: massa úmida e uma casquinha crocante. A novidade, vinda de fora, já conquistou o paladar de muitos brasileiros, e agora chega com força ao mercado alagoano, por meio da Sweet Brownie Doceria.
As empresárias Danielli Carvalho e Kelia Brandão conheceram a sobremesa quando ainda moravam nos EUA. Em setembro de 2011, resolveram voltar ao Brasil com um propósito: tornarem-se empreendedoras. Porém, não faziam ideia sobre qual negócio abrir e como investir, e, por esse motivo, procuraram o Sebrae Alagoas.
O consultor do Sebrae deu orientações sobre as vantagens e as obrigações da formalização, e recomendou para as empreendedoras o Ciclo de Palestras Orienta Fácil, que aborda temas relativos a planejamento empresarial, mercado e gestão, provocando a troca de informações entre os participantes.
O ciclo é formado por seis palestras: “Comece certo: análise e planejamento”, “Equipe e suas consequências na empresa”, “Administrando a pequena empresa”, “Conheça o cliente do seu negócio”, “Lei geral e os impostos para as MPES”, “Tecnologia e inovação para o incremento da competitividade” e uma oficina sobre plano de negócio, que é capaz de diagnosticar a viabilidade da futura empresa.
A partir da orientação e das capacitações que receberam, as empresárias chegaram à conclusão de que uma brownieria era um “doce mercado”, com grande potencial de crescimento e lucratividade. “As palestras do Orienta Fácil nos ajudaram muito. Foi a partir dessa qualificação que muitas ideias de negócios surgiram, e acabamos optando por investir em uma empresa no ramo alimentício”, afirma Danielli Carvalho.
A doceria, que foi inaugurada em junho deste ano, depois de dois anos de pesquisas, qualificações e investimentos, já tem clientes cativos. Wedja Maria é uma delas: conhecia o doce apenas pelo nome, mas nunca tinha provado. “Moro próximo à Sweet Brownie, e isso já facilita minha frequência lá. Vou umas três vezes por semana e quero provar todos os doces”, afirma Wedja.
O carro chefe da casa é o brownie, mas o cardápio é variado. Essa sobremesa é servida com sorvete, com doce de abacaxi ou de maracujá; com geleia de morango, creme de cappuccino ou creme de chocolate; enfim, uma diversidade de sabores para agradar a qualquer paladar. Para os conterrâneos que não dispensam a tapioca, as empresárias desenvolveram um brownie com sabor tipicamente alagoano, servido com sorvete de tapioca e coco dourado. Quem prefere massas salgadas, a casa tem a opção de torta “potpie”, receita também americana com massa crocante e recheio cremoso. A produção de, em média, 600 brownies por manhã revela que o negócio tem dado certo.

 Propaganda é a alma do negócio

Para divulgar a empresa de forma rápida e sem custo, as redes sociais foram a melhor maneira encontrada pelas empresárias. Essa tem sido a alternativa utilizada por muitos empreendedores para divulgar seus produtos e serviços. Uma pesquisa realizada pela Avanade, em maio deste ano, revela que 97% das empresas utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. No Brasil, o Facebook é a plataforma social mais utilizada no ambiente corporativo, com 75% de usuários.
Com tantas empresas disputando lugar de destaque nas redes sociais, por que não apostar na criação de um site? Para isso, o Sebrae Alagoas dispõe do Projeto Conecte seu Negócio. De acordo com Marcos Alencar, gerente da Unidade de Atendimento Empresarial, essa é a ferramenta para aquele empresário que deseja entrar no mundo virtual do comércio eletrônico. “O Conecte é uma parceria entre o Sebrae, o Google e a Yola, e ajuda micro e pequenas empresas a criarem o seu primeiro site de maneira simples e rápida. A ferramenta possibilitará à Sweet Brownie Doceria atingir mais públicos, com menor custo e menos tempo”, afirma.