Geral

Hemocentro de Alagoas realiza coleta externa neste sábado

26/07/2013
Hemocentro de Alagoas realiza coleta externa neste sábado

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará coletando sangue neste sábado (27), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do bairro do Farol (próxima à Clínica de Olhos) e Arapiraca na rua Pedro Nunes de Alburquerque 277 Centro (próximo ao Leos Churrascaria).

A ação acontece das 8h às 16h e pretende formar um estoque estratégico para atender os hospitais e maternidades públicas do Estado.
Segundo Maria das Graças Martins, assistente social da unidade, a coleta externa tem como objetivo repor os estoques, que estão abaixo do preconizado. “Estamos com menos de 100 bolsas de sangue, quando o ideal seriam 300. Por isso, é importante que a população se mobilize e vá doar. Precisamos de mais pessoas doando”, disse.
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, completa o chamado à população. “O sangue é um remédio que faz toda a diferença entre a vida e a morte para pacientes vítimas de doenças hematológicas, como a Leucemia (câncer do sangue), além de ser imprescindível para as vítimas de acidentes de trânsito ou as feridas por arma branca e de fogo”, alerta.
Ela ressalta que o sangue não é fabricado artificialmente e que apenas a doação voluntária pode formar um estoque estratégico para salvar as pessoas que necessitam de transfusões.

   Critérios para doação

Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar em perfeito estado de saúde, ter no mínimo 16 anos de idade, pelo menos 50 kg e portar um documento de identificação com foto. O candidato também não pode ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, Aids e doença de Chagas.
No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação e, para os que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de três meses para as mulheres e dois para os homens. As mulheres são proibidas de doar sangue apenas quando estão gestantes ou amamentando.
Já para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. É necessária também uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

    Locais

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.
Também é possível se candidatar à doação na unidade Farol do Hemoal, localizada no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.