Cidades

Governo promove integração de municípios da região Norte de Alagoas

24/04/2013

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), proporcionou um dia diferente para     os 13 municípios da região Norte do Estado nesta quarta-feira (24). Com o objetivo de estimular parcerias e fortalecer o relacionamento entre Estado     e Município, a Seplande realizou a primeira edição do Seminário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Municipal na cidade de Porto Calvo.
O seminário, que teve o intuito de fornecer aos prefeitos, vereadores, gestores e técnicos da administração pública uma série de palestras, oficinas     e minicursos – além da exposição de produtos e serviços – apresentou aos representantes dos municípios alagoanos, conceitos, novas ferramentas e     técnicas voltadas à promoção do planejamento e do desenvolvimento regional e municipal.
“Esse evento é um ciclo de seminários voltado para todos os municípios alagoanos os quais foram divididos em sete regiões. É um momento para ouvirmos     os anseios e as necessidades dos gestores e prepará-los para elaboração de uma gestão moderna e focada em resultados, fazendo com que os recursos     sejam melhor aproveitados”, explicou o secretário Luiz Otavio Gomes durante abertura do Seminário.
Nas oficinas, que contaram com a participação de mais de 500 pessoas, temas como orçamento público; compras governamentais; abertura e registro de     empresas; funcionamento do Programa do Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL) e as linhas de crédito oferecidas pela Desenvolve para produtores da     região Norte foram apresentados, além de outros Programas encabeçados pela Seplande, Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Sebrae Alagoas e     Eletrobras.
A oficina do artesanato, por exemplo, teve cerca de cem inscritos e apresentou o funcionamento do PAB e sua participação no desenvolvimento de     atividades para valorização do artesão em Alagoas, explicando a atuação do programa em capacitações, feiras e os benefícios da carteira do artesão.     Para complementar a oficina, houve a emissão de novas carteiras e renovação de existentes.
Os artesãos dos municípios da região Norte também puderam expor e comercializar os seus produtos durante o evento. O Grupo Santo Antônio, de São Luiz     do Quitunde, através do artesanato Sol Nascente e Titara, que trabalha com a confecção de produtos de forma sustentável e os artesãos de Porto de     Pedras, que trabalham especialmente com a palha de coqueiro, foram alguns dos artistas que expuseram os seus produtos.
“O Governo de Alagoas está de parabéns por essa iniciativa, foi nos dada a oportunidade e condições de conhecer as ferramentas de planejamento do     Governo, como o Alagoas Tem Pressa, para alcançar o desenvolvimento econômico e social. Hoje em dia os municípios trabalham muito em ‘apagar     incêndios’, quando na verdade precisamos ter uma gestão pautada com metas e indicadores”, afirmou a secretaria municipal de Indústria, Comércio,     Emprego e Renda de Porto Calvo, Cléa Mascarenhas.
Oficinas para explicar os conceitos básicos e a metodologia de elaboração do orçamento, para apresentar a metodologia do Alagoas Tem Pressa e do     portifólio da Desenvolve, onde foram explanadas as opções de consignação de credito, também tiveram uma grande procura. No caso da Agência de Fomento     do Estado de Alagoas, diversas pessoas de cooperativas e associações da região Norte, principalmente do setor agropecuário, participaram.
“Fomos escolhidos como cidade sede do seminário por uma questão de logística, mas o objetivo aqui é atender a todos da região, pois sabemos que um     desenvolvimento local depende também dos municípios circunvizinhos. Fazer parte desse governo é um desafio e nos 377 anos de Porto Calvo essa é a     chance de iniciarmos uma gestão diferente, com foco no segmento de comércio e serviços”, agradeceu e frisou o prefeito de Porto Calvo, Ormindo de     Mendonça Uchôa.
Os municípios de Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto     de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres foram os contemplados com esse seminário e tiverem suas instituições públicas, privadas e     educacionais participando do evento.