quarta-feira, 26 de junho de 2019

Notícias

In:

Sesau e prefeitura de Arapiraca realizam capacitação sobre Tabagismo

Por id5

Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Arapiraca, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Programa de Controle do Tabagismo em Alagoas, iniciou nesta quarta-feira (28) uma capacitação sobre assunto. O objetivo do evento é discutir estratégias de abordagem intensiva no tratamento e ampliar os núcleos de atendimento ao fumante.
Voltada para profissionais da área, a capacitação reúne cerca de 50 participantes, entre eles, médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. As atividades estão sendo realizadas no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, no centro da cidade e prossegue até sexta-feira (30).
No primeiro dia, os trabalhos foram abertos pela coordenadora geral do Programa de Controle ao Tabagismo em Alagoas, Vetrúcia Teixeira Costa; pela coordenadora da Promoção à Saúde de Arapiraca, Fátima Ramalho; pela coordenadora de Vigilância à Saúde, Aglaí Tojal, e pela coordenadora do Núcleo de Atenção ao Tabagismo (NAT), Márcia Barbosa.
Durante a capacitação foram realizadas diversas atividades, a exemplo de palestras que discutiram diversos assuntos, entre eles, sobre as políticas de saúde voltadas à prevenção, combate e tratamento dos usuários do tabaco.
“A discussão que estamos promovendo é de fundamental importância, uma vez que estamos trabalhando para a ampliação do controle do tabaco. É inadmissível saber que anualmente 6 milhões de pessoas morrem vítima de problemas de saúde causados pelo fumo. No Brasil esse número também é surpreendente, com cerca de 200 mil casos por ano. O sistema SUS gasta cerca de R$ 20 milhões por ano somente em Alagoas”, frisou a coordenadora Vetrúcia Costa.
Por sua vez, a coordenadora da Promoção à Saúde de Arapiraca, Fátima Ramalho, citou como um exemplo recente a morte do humorista Chico Anísio que, durante anos foi fumante. Ele disse ainda que o município está capacitando 19 unidades de saúde, descentralizando o serviço de Atenção ao Tabagismo.
Nesta quinta-feira (29), a capacitação será voltada para as enfermidades causadas pelo cigarro. Na ocasião, a pneumologista Mônica Maria de Assis, da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, irá abordar as doenças relacionadas ao aparelho respiratório, enquanto o cardiologista do Hospital do Coração Aliomar Lins se concentra nos males causados ao aparelho circulatório.
A programação conta ainda com a exposição das portarias do Ministério da Saúde que tratam sobre a implantação dos Núcleos de Atenção ao Fumante e discussões quanto ao apoio medicamentoso e o uso racional de medicamentos. No último dia do evento, serão apresentados casos clínicos e o Plano Municipal de Controle do Tabagismo de Arapiraca.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com